Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sábado, 10 de dezembro de 2011

Os Gatos e o perigo dos Antitóxicos


Recentemente assisti a uma brilhante palestra da Prof Christine Martins,da UnB,sobre hepatopatias em felinos,na qual alertara sobre a armadilha que muitos clínicos caem: o conto dos "antitóxicos",aqueles polivitamínicos que prometem verdadeiros milagres,mas que na verdade,são completamente contra-indicados em distúrbios hepáticos,principalmente os tóxicos.
Um felino hepatopata,seja crônico ou agudo,é um paciente de risco,qualquer medicação ou procedimento deve ser subsidiado por artigos e pesquisas sérias e de muita responsabilidade.A "onda" dos antitóxicos adveio da medicina humana,onde vários produtos são o topo da lucratividade de vários laboratórios,mas de uma inocuidade e até mesmo malefícios impressionantes.
A maioria destes medicamentos veterinários são compostos por vitaminas do complexo B,carboidratos e a METIONINA.Esta ,em um fígado normal, é fundamental para a atividade hepatocelular,porém em um orgão já insuficiente ou doente se transforma em um tóxico.
A explicação para essa duas facetas da metionina está em seu metabolismo e ação nos hepatócitos.A metionina é fundamental para a formação do SAME(S-AdenosilMetionina).
Este é imprescindível para o metabolismo normal de todas as células do organismo,mas com importância ainda maior nos hepatócitos.É responsável por reações de metilação,trans-sulfuração e aminopropilação.Por essas reações o fígado é capaz de metabolizar a maioria dos compostos,como medicamentos,tóxicos,hormônios;pela metilação ele forma fosfolipídeos e outros componentes de membrana,além de aminoácidos,proteínas e neurotransmissores.O SAME é o precursor do Glutation,um poderoso anti-oxidante intra-celular,responsável pela proteção contra vários tipos de injúrias celulares.
 
 
 
 
 
 
 
O grande problema é que para ocorrer essa transformação da metionina em SAME é necessária a catalização pela enzima Adomet-sintetase, e esta enzima está inibida em quadros de intoxicação aguda ou insuficiência hepática crônica.Portanto, a suplementação com metionina nestes casos só piora o quadro,podendo levar o animal a uma encefalopatia hepática,pois não há como metabolizá-la.A indicação é usar o próprio SAME e não a sua precursora.
O que mais me assusta é a quantidade de medicamentos veterinários à base de metionina e com indicação para intoxicações,danos hepáticos e até processos infecciosos.Enquanto que o SAME e outros fármacos como a Silimarina, podem ser encontrados no exterior,com preparação veterinária,prontos para o uso em nossos pacientes.
Portanto,nada de" colorir" os fluidos da terapêutica em nossos pacientes felinos,eles agradecem!
Fortaleza, CE, Brazil
Medico-veterinário Especialista em Felinos(Qualittas/UCB-RJ); Membro da Abfel; Locais de Atendimento: Santé Veterinária(85)30770177 Optivet(85)32633029 Cel:(85)99816388 Site:www.veterinariodefelinos.com.br MSN:filhorps@hotmail.com
Fonte:medfelina.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...