Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Os Gatos mais queridos das crianças!!!

Manda Chuva e sua turma

Não é de hoje que os bichanos fazem o maior sucesso na Tv e no Cinema!Pensando assim resolvi fazer uma homenagem a esses queridos animais que fizeram e ainda fazem a nossa alegria!!!


Bacamarte e Chumbinho
Olho Vivo e Faro Fino
Frajola
garfield
Tom e Jerry

Gato Felix

Displasia Coxofemural


A displasia coxofemural é a doença ortopédica hereditária mais comum nos cães. Ela pode surgir em qualquer raça, mas é mais comum nas raças grandes ou gigantes, como Rottweillers, Pastores e Filas, e principalmente em animais que tem um crescimento muito rápido.
 Esta doença se caracteriza pela má formação da articulação coxofemural, ou seja, a inserção do membro traseiro na cintura pélvica. Os primeiros sintomas aparecem principalmente por volta dos 4 aos 7 meses de vida, quando o animal afetado começa a mancar e sentir dor quando anda, principalmente nos pisos mais escorregadios. Devido a dificuldade para andar, o cão pode não mexer o membro e o músculo pode atrofiar
A displasia coxofemural é geneticamente recessiva, por isso tanto o macho quanto a fêmea precisam ter a doença, ou pelo menos o gen para que os filhotes também tenham. Mesmo assim, essa deficiência se tornou mais comum, a partir do momento em que os proprietários cruzaram animais afetados sem se preocupar com a transmissão.



Um cachorro que tem displasia coxofemural pode viver uma vida normal, mas não deve ser utilizado para reprodução. Mesmo se um filhote é normal, mas seus pais são doentes, não se deve utilizá-lo para reprodução, pois seus filhos podem ter problemas.
Para saber se um cão tem ou não displasia, basta realizar um exame muito simples. O diagnóstico é feito através de uma radiografia, com o animal deitado em decúbito dorsal (com a barriga para cima) e com as patas traseiras esticadas para trás. Como a displasia pode provocar dores fortes e os animais mais afetados são grandes, pode ser preciso anestesiar o cão. Geralmente é feita uma anestesia curta, que dura de 10 a 20 minutos, tempo necessário para radiografar o animal. O veterinário deve ter muito cuidado no posicionamento durante a radiografia, porque radiografias com mal posicionamento são consideradas inadequadas para se obter um laudo que ateste se o seu animal tem ou não displasia.


Existem diversas categorias de displasia coxofemural, de acordo com a gravidade. Abaixo temos um quadro com estas categorias:
Categorias de Displasia Coxofemural
HD - (Categoria A): animal sem displasia
HD +/- (Categoria B): articulação quase normal
HD + (Categoria C): displasia leve
HD ++ (Categoria D): displasia moderada
HD +++ (Categoria E): displasia severa

O Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária (CBRV) emite laudos de displasia coxofemural. Para se conseguir um laudo é preciso ter em mãos:

  • a radiografia das articulações;
  • uma cópia autenticada do pedigree do animal;
  • um termo de responsabilidade do veterinário;
  • um termo de responsabilidade do proprietário.
Para se obter um laudo conclusivo este exame é feito no animal com 12 meses de idade. Nas raças gigantes, como o Dogue Alemão,São Bernardo, Mastiff e Mastin Napolitano, este exame deve ser feito com 18 meses. Nestes animais em que a tendência à displasia é grande podemos realizar exames preliminares a partir dos 7 meses de idade, para que o veterinário possa controlar a doença, inpedindo que o cão sinta muita dor.
Quando a fêmea tem displasia, ou as chances do filhote ter são grandes, podemos tomar alguns cuidados, para que o quadro não se agrave:
  • Não deixar o filhote em pisos escorregadios;
  • Colocar a fêmea e os filhotes num piso mais áspero, ou em placas de madeira, para que eles não escorreguem.
  • Exercitar o filhote a partir dos 3 meses de idade, mas sem exageros. A natação é recomendada, pois exercita a musculatura sem forçar a articulação.
  • Evitar que o animal fique muito gordo.
O importante é ter consciência e cuidar dos animais desde pequenos para prevenir problemas como esse. Um animal saudável, que visita o veterinário regularmente, está mais sujeito a ter uma vida longa e sem problemas. Na hora de comprar um filhote, principalmente das raças mais sujeitas, peça ao proprietário que apresente o certificado de displasia dos pais, para garantir que seu filhote não tenha este problema. E caso você já tenha um cão em casa, procure seu veterinário para realizar este exame tão simples e evitar que a doença se espalhe.


Dr. Cristina Jorge
Médica Veterinária - Campinas - SP 
Fonte:saudeanimal.com.br 

    Gatos Obesos



    Um gato esterilizado apresenta um risco 3,4 vezes maior de ser obeso que um gato nãoesterilizado,
    como indica um estudo epidemiológico feito nos Estados Unidos com mais de 2000 gatos que vão a consultórios veterinários.
    A obesidade em gatos não deixa de ser perigosa. Um estudo com mais de 1400 gatos mostrou que os gatos obesos teriam um risco 3,8 vezes maior de desenvolver diabetes mellitus, 2,7 vezes maior de sofrer de osseos e 1,4 vezes maior de serem acometidos por dermatoses nãoalérgicas, em comparação aos gatos em peso ótimo.
    O ganho de peso após a esterilização se explica por uma diminuição da necessidade energética de manutenção de 24 a 30 %  e um aumento da quantidade de alimento ingerido de 18 a 26 % .
    Se oferecermos aos gatos uma alimentação bastante palatável, rica em gorduras ( 20%) e à vontade, eles irão comer muito, ainda mais se forem castrados. Isto foi ilustrado pela evolução ponderal de 6 gatos esterilizados, os quais fizemos passar de um alimento de manutenção (ou seja, destinado a manter o peso corporal) para outro rico em gorduras, oferecido à vontade (21 % 3 de gorduras). Pode-se notar que o ganho de peso se produz rapidamente.




    Os gatos aos quais foi dada uma alimentação contendo cerca de 10% de gorduras têm 50 % menos risco de serem obesos.

    Como a prevenção é o melhor tratamento para a obesidade, os veterinários deveriam advertir sistematicamente os proprietários da necessidade de alimentar corretamente seus animais imediatamente após a esterilização, ou seja, aconselhar um alimento com baixo teor em gorduras (10 % de gorduras) e não alimentar o animal à vontade. No início, o peso corporal de gatos esterilizados deve ser controlado semanalmente, depois mensalmente.
    Fonte:royalcanin.com.br

    Ortopedia Animal:Cuidados com o Chão Liso!!



    CACHORROS com mais de 25 quilos tem uma chance maior de desenvolver problemas ortopédicos nas patas traseiras. Entre os mais comuns está a Ruptura de Ligamento Cruzado Cranial (RLCCr) e a Displasia Coxofemoral (DCF). No entanto, mesmo cães de outros portes podem sofrer com essas enfermidades, afirma a fisioterapeuta veterinária do Reabilitadog, Sthefânia Yamazaki Muccilli. “Seja por causas genéticas e de hereditariedade, ou ainda o sedentarismo e o ambiente onde o animal vive.”



    A BOA notícia é que a medicina e a fisioterapia veterinária oferecem diversos tipos de tratamento para problemas ortopédicos. Aprenda com Sthefânia como tratar e prevenir esses problemas com seu cachorro:
    “SE O animal já apresenta algum problema ortopédico e se tem dor ou dificuldade para se movimentar, o ideal é que o proprietário procure um médico veterinário. Ele irá avaliar o caso e determinar qual a melhor terapia para este animal, seja cirurgia, utilização de medicamentos, fisioterapia ou acupuntura.

     

    NO ENTANTO, o proprietário pode ajudar no tratamento de diferentes formas, como: oferecer uma dieta saudável e balanceada, evitar que o animal caminhe sobre piso liso ou que suba e desça de escadas e móveis.
    OUTROS exercícios dependerão das condições físicas do bicho. Se saudável, pode-se brincar em um quintal ou campo, mas que estes tenham chão rústico ou gramado.” 
    Fonte:caninablog.wordpress.com

    Os Gatos e a sua Alimentação


    Os gatos, como os demais felinos, são carnívoros. No ambiente selvagem, devoram a presa inteira, incluindo pele, orgãos internos e ossos e ervas que a presa tenha ingerido. Dessa forma ele obtém o balanceamento nutricional correto.
    Qualquer mudança na alimentação, mesmo que seja só de marca de ração, deve ser feita de forma gradativa. Mudanças bruscas de alimentação podem causar diarréia.
    Os gatos que tem livre acesso a comida podem comer de 10 a 20 pequenas refeições diariamente. Sua dieta requer um alto nível de gordura e proteína se comparados com os cães, e doses extras dos aminoácidos taurina, arginina, cisteína e metionina.
    Gatos não podem comer chocolate, porque contém ácido oxálico que impede a absorção de cálcio. Além disso contém teobromina, um alcalóide tóxico para felinos. Aliás, gatos são muito sensíveis a várias substâncias, então nunca dê nenhum alimento ou medicamento antes de consultar seus veterinário.




    Mantenha sempre a higiene dos comedouros e bebedouros. Use os mais pesados para que não virem com facilidade, coloque folhas de jornal por baixo dos pratos, para evitar que deslizem e também facilitar a tarefa de limpeza. Evite o uso de comedouros e bebedouros plásticos.
    Os gatos, como as pessoas, possuem gostos diferentes, é comum que alguns não aceitem alimentos que outros gatos adoram. Procure descobrir qual o alimento que seu gato mais aprecia. As preferências alimentares dos gatos irá depender do odor do alimento, textura e saúde do gato. O ambiente também influencia o apetite do gato. Luz, barulho, presença ou ausência de pessoas ou animais, tipo de limpeza do comedouro e bebedouro, são fatores que afetam.
    Não alimente seu gato em excesso. Alimentar bem não é alimentar demais. Uma boa alimentação é formada por quantidade suficiente de alimentos, com todos os elementos nutricionais necessários ao bom funcionamento do organismo dos gatos.
    Os gatos têm deficiência de algumas enzimas, o que os tornam incapazes de sintetizar determinados nutrientes no organismo. Eles têm que ser fornecidos pré-formados na dieta, como a Vitamina A, o Acido Aracdônico e Taurina.




    Os gatos necessitam de boa quantidade de proteínas e gorduras (carnes, peixe, aves, vegetais, soja). Precisam também de hidratos de carbono, sais minerais e vitaminas. Os gatos domésticos precisam de água fresca sempre disponível, principalmente os que se alimentam de ração seca. Já os gatos selvagens bebem pouca água. A carcaça das presas que come possuem 70% de água.
    A grama (ou verde), é elemento importante na alimentação dos gatos. No ambiente selvagem, ingerem alimentos verdes junto com a presa. O verde contém vitaminas e ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo. Já a taurina, é um produto final do metabolismo de 2 aminoácidos. Está envolvida na formação e funcionamento da retina e nos gatos também com a formação de sais biliares. Sua deficiência resulta em degeneração da retina e cegueira. Essas alterações demoram longo tempo para ocorrer, cerca de 1 ano com uma dieta insuficiente em Taurina.
    Fonte:osgatos.com.br

    Cães de Alerta


    Eddie é um cão de três anos que foi abandonado no Centro de Resgate Sheffield por causa de sua natureza energética que causou muitos problemas para seus donos anteriores. No entanto, é exatamente isso que faz dele perfeito para o seu novo trabalho como um cão de alerta a ataques epilépticos.
    A entidade de suporte a cães Sheffield é a única no Reino Unido que treina cães de alerta. Ao contrário dos cães guia para surdos e cegos, a função dos cães de alerta não é apenas ajudar, mas também prever.
    Pessoas que sofrem de formas graves de epilepsia podem sofrer convulsões na qual perdem a consciência, caem e podem se machucar seriamente.
    Os estudiosos não sabem como os cães podem perceber que uma crise está prestes a ocorrer, mas existem três teorias: na primeira hipótese, pode haver micro expressões que o cão entende que precedem um ataque, ou pode haver um cheiro especial ao qual o cão é sensível e, finalmente, pode ser que o cão senta perturbações no campo elétrico que são causados por um ataque.



    Eddie é 100% preciso. Vale a pena destacar que pessoas que têm o cão de alerta às vezes passam a ter menos ataques, com efeitos mais atenuados, graças à segurança que o cachorro proporciona. Pessoas alegaram ficarem mais relaxadas por terem o apoio do cão.
    O cachorro da senhora Toni Brown-Griffin, AJ, lambe sua mão esquerda obsessivamente cinqüenta minutos antes de uma crise maior. Quando a crise é menor, ele dá um aviso quinze minutos antes, lambendo a mão esquerda três vezes antes de por a pata nela.
    É uma forma de poderem levar uma vida normal com tempo suficiente para ficarem seguros antes de um ataque. Fonte:hypercience.com

    Projeto Cão-Guia


    O Cão Guia

    Os cães-guias oferecem aos seus parceiros segurança na locomoção, equilíbrio físico e emocional, facilitam sua socialização, e até sua auto estima melhora, sem contar com o fato de ser um amigo sempre presente para garantir sua independência e aquecer seu coração.
    Há alguém precisando de um cão-guia e nós precisamos de você para ajudar a treinar cães para entrar no mercado de trabalho.
     A formação de um Cão-Guia tem início com um rigoroso processo de seleção genética e comportamental. Depois de selecionado, próximo aos três meses, o cão inicia a fase de socialização, que se estende até, aproximadamente, o animal completar um ano de idade. Esta fase pode ser conduzida pelo treinador ou por uma família voluntária, que cuida do animal no seu primeiro ano de vida. Durante este processo o cão aprende a conviver em ambiente social, urinar e defecar apenas em locais apropriados e alguns comandos básicos para o convívio.
    Terminada a primeira fase, inicia-se o treinamento específico, com duração aproximada de sete meses, podendo se estender caso necessário. Nos primeiros seis meses, o cão aprende a desviar de obstáculos, perceber o movimento do trânsito, identificar objetos, encontrar a entrada e saída de diferentes locais, entre diversas outras atividades. No último mês é realizado o treinamento para transformar a dupla composta pelo cão-guia e seu usuário em um time que interagirá com a mais perfeita harmonia.
    O tempo total de treinamento é de aproximadamente 16 meses, podendo se estender até 21 meses. Depois de treinados, os cães-guias identificam o movimento do trânsito, desviam de buracos, encontram as entradas e saídas de diferentes locais, localizam banheiros, escadas, elevadores, escadas rolantes, cadeiras, desviam de obstáculos altos, evitando que pessoas com deficiência visual batam com a cabeça, entre outros feitos incríveis.



     O Projeto

    O projeto Cão Guia Brasil tem como objetivos: treinar cães para guiar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão; facilitar o acesso das pessoas com deficiência visual à parceria com um Cão Guia; formar novos treinadores e instrutores de Cães Guias; preparar a sociedade para receber esta nova realidade através de Palestra e Workshops em Congressos, Empresas e Instituições de ensino Fundamental, Médio e Superior, Públicas ou Privadas.
    Através da execução do projeto Cão Guia Brasil pretende-se propiciar a inclusão social do indivíduo com deficiência visual e a consequente melhoria da qualidade de vida da população atendida.
    No Brasil, o número de cães guias é ínfimo diante do universo de pessoas que poderiam ser beneficiadas. O CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia - revelou que existem aproximadamente 5.400.000 (cinco milhões e quatrocentas mil) pessoas com deficiência visual (pessoas cegas ou de baixa visão) em nosso país, considerando-se uma população de 191.000.000 (cento noventa e um milhões) de habitantes (IBGE 2009). Enquanto isso, há 2000 pessoas na fila de espera para obter um cão guia, com cujo auxílio apenas cerca de 70 pessoas podem contar atualmente. Precisamos mudar essa realidade.
    Pelo apelo social do projeto que não acarreta nenhum ônus às pessoas beneficiadas, algumas empresas privadas aderiram a esse ideal, proporcionando a entrega de 2 (dois) cães, em 2007 e 2008, e o adestramento de outros dois que já se encontram em fase de socialização, com previsão de entrega para meados de 2010.
    Com a ajuda de todos, empresas públicas e privadas, pessoas físicas, todos que estejam dispostos a colaborar para o crescimento dessas ações, temos certeza de que, ao final da terceira década, teremos transformado significativamente a vida de muitas pessoas com deficiência visual, assim como todo o espaço social a sua volta.
    Fonte:caoguiabrasil.com.br

    quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

    Pixie-Bob,um gato doce e diferente!


    A raça é recente e sua origem é indefinida. Sabe-se que Carol Ann Brewer , em 1985 , nos Estados Unidos , viu uma propaganda no jornal que anúnciava a venda de gatos. Ela foi até o local e observou algumas diferenças nos animais , tais como a fisionomia selvagem , mas acabou comprando um dos filhotes.
    Após um ano, a mesma criadora adquiriu mais dois animais com as mesmas características e acasalou os últimos exemplares que comprou. Nasceu então uma gatinha com as características que hoje são tidas como ideais da raça. Foi dado o nome de Pixie
    Em seguida, a criadora passou a desenvolver a raça e defender para que ela fosse reconhecida. Através dos seus esforços, diversos criadores se uniram a ela e ajudaram na formação e reconhecimento da raça. Apesar de ser reconhecida a origem dos primeiros animais , acredita-se que sejam gatos selvagens e o Red Coastal Bob Cat , um pequeno animal da America do Norte , seja um dos seus antepassados.
    A principal característica deste gato é sua semelhança com um gato silvestre americano conhecido como BobCat. Porém, diferentemente desse animal , é um felino muito calmo e companheiro , muito parecido com os cães. É considerada uma raça nova , sendo que foi aceita 1995.


    O Pixie-Bob é um animal muito inteligente e
    devotado. Desenvolve uma estreita e significativa relação de afeto com a família. Ainda são muito amigáveis e , ao contrário de outras raças que são muito independentes , são capazes de dar as boas vindas a visitantes de sua casa. 
    Ele pode ter tanto o pelo longo quanto o pelo curto e apresenta um subpelo bastante macio e o pelo um pouco mais áspero. São mais encontrados nos tons de marrom e cinza escuro. Geralmente ele é conhecido pelo seu rabo curto e cerca de metado dos filhotes dessa raça nasce com 5 dedos e também pode acontecer de apresentar 7 em cada pata. 
    Fonte:Pet Friends ( petfriends.com.br )

    Dogwalker, Pet Sitter e Cat Sitter :novas profissões no Mundo Pet


    O Dog Walker é um serviço prestado todos os dias durante o ano inteiro e destinado a todos que têm caninos e que por vários motivos não possuem disponibilidade para exercitar os seus fieis amigos.Esse trabalho é organizado hoje por pequenas empresas,tipo o que acontece nos Pet Shops,que se dedicam ao Banho&Tosa,venda de Rações e Medicamentos e Consultas Veteriarias.Eles treinam pessoas adequadas para estar com os animais e executar os passeios com todos os cuidados necessários.
    Exercícios frequentes ajudam na manutenção de uma boa saúde física e mental para seu cão, proporcionando equilíbrio emocional e bem estar. Correr e brincar cansa e faz com que ele não fique agitado dentro de casa, melhora o tônus muscular do Cão, além de auxiliar na manutenção do peso, evitando obesidade.
    O tempo de actividades fisicas e passeios têm duração miníma de 1 hora e são passeados até três cães ao mesmo tempo do mesmo dono ou de vários donos, chamados "passeios de grupo". São procurados locais próximos e arborizadas evitando assim o calor. Os pequenos terão sempre água á disposição, são recolhidas as fezes e antes de voltar para casa são escovados.






    O Pet Sitter e o Cat Sitter


    O trabalho de Cat Sitter e Pet Sitter é feito com duas visitas ao dia na casa do dono do animal. Cada visita dá direito a passeio com o animal (se for um cão), brincadeiras, limpeza do ambiente, água e comida. É fundamental ter responsabilidade, conhecimento específico das espécies com que irá trabalhar, muita experiência com animais silvestres e muito amor e respeito. Esse trabalho de Dog e Cat Sitter e o trabalho de DogWalker tambem podem ser feitos independente de Pet ou Empresa ,tendo a pessoa o conhecimento e principalmente o Amor,embora para o serviço de Sitter ja existam  empresas se especializando conforme o trabalho aumenta e da lucros!

    domingo, 20 de fevereiro de 2011

    Cão Samoieda:a simpatia siberiana


    História: O Samoieda é uma das raças mais antigas. Nas regiões nórdicas da Sibéria, era conhecido como Bjelkier, que na língua da tribo dos samoiedos, povo que viveu há cerca de 5 mil anos até o início deste século, queria dizer "cão branco que dá cães brancos". Este povo utilizava seus cães para inúmeras funções, como puxar trenós, caçar ursos, lobos e morsas e ainda proteger rebanhos de renas. Os cães participavam ativamente da vida cotidiana dos samoyedos, sendo criados por eles dentro das suas tendas.
    O Samoieda, hoje, não é mais um privilégio de países europeus e de temperaturas baixas. Esta raça é um um sucesso de aceitação pelo mundo inteiro, onde numerosos exemplares são encontrados em exposições, feiras e canis idôneos, despertando o interesse e admiração de um público cada vez maior.
    Esta admiração que o Samoieda desperta é tanta que ao ser "importado" do gélido clima siberiano veio "invadir" em cheio outros lugares e climas do mundo. O Samoieda chegou ao Brasil oficialmente em 1975, através do Sr. Werner Degenhardt, difusor e introdutor da raça no país.

    Características Gerais: O "sorriso Samoieda" denota a habitual simpatia desta raça. Além de companheiro para as crianças, o Samoieda é obediente e fiel ao dono.


    Mesmo oriundo de regiões nórdicas, onde o clima é sempre abaixo de zero, o Samoieda soube se adaptar ao clima dos trópicos, o que resulta na troca de pêlo nas mudanças de estação. A raça exige poucos cuidados em relação à sua pelagem (branca e limpa por natureza) e faz sua própria higiene, lambendo-se por inteiro. Mas necessita de uma ou duas boas escovações semanais, para a remoção de pêlos mortos, principalmente nas épocas de muda, gestação das fêmeas e na permanência de sua cor (branca).
    Nos EUA, o Samoieda tem se destacado nos treinamentos para servir de assistente a cegos, surdos, deficientes físicos e doentes neurológicos.

    Tamanho: Sua altura varia entre 50 e 60 cm.

    Cuidados Veterinários: Os filhotes devem ser vacinados entre 43 e 45 dias, devendo receber 3 doses de vacina Polivalente para proteção das principais viroses. Entre os quatro e os seis meses deve receber uma dose de vacina Anti Rábica e também deve-se fazer a vacinação contra a Giardiase (protozoário intestinal que pode ser transmitido para o homem), além do controle da verminose.
    Deve ingerir ração específica para raça de médio porte e de qualidade Super Premium já que esse tipo de ração oferece um melhor equilíbrio entre ácidos graxos como Omega 3 e Omega 6 que favorecem o desenvolvimento de uma pelagem bonita e brilhante. Ração de Filhote até 1 ano e 4 meses, após essa idade pode-se fornecer ração de adulto.
    Deve tomar banho a cada 15 dias, recebendo escovação diária no intervalo entre banhos.
    Manter constante observação na dentição do animal quanto ao desenvolvimento de cálculos dentários (tártaro).


    O Samoieda é uma raça muito resistente, não sendo propensa a nenhuma doença específica. No entanto, pode apresentar o seguinte problema:

    Dermatites: A pelagem desta raça possui uma oleosidade impermeabilizante que impede a fixação da sujeira.
    Deve-se evitar banhá-lo seguidamente, mesmo com o clima quente, pois o pêlo em constante contato com a água, perde essa oleosidade, ocasionando, fungos e problemas de pele generalizados, podendo vir até a apodrecer sua pelagem.
      Fonte:multiajuda.com.br

    quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

    Terapia com Gatos


    Recentemente, o gato foi considerado um bom animal de terapia, pelo que a sua utilização na recuperação de pessoas com dificuldades, essencialmente psicológicas, é cada vez maior.
    Sendo um animal dócil, pequeno e amável, não é difícil o afeiçoamento dos pacientes ao “co-terapeuta”, que aumenta a confiança dos doentes em si próprios e lhes estimula o sentido de afeiçoamento.
    O contacto físico do ser humano com este animal tão adorável reduz, de imediato, o stress da pessoa em questão. Desta forma, o simples facto de acariciar o animal reduz a pressão arterial do doente, o que, por si só, já é uma grande ajuda.


    Estes animais de terapia são excelentes companhias para as pessoas idosas que relembram os momentos que passaram com os seus “amigos”, ainda que sofram de graves falhas de memória e de pouco mais se consigam lembrar. Ainda para mais, acariciar o animal obriga os idosos a movimentarem, pelo menos os membros superiores, exercitando-os levemente. O ronronar dos gatos e o seu calor no colo dos pacientes é uma grande ajuda para que os idosos se sintam bem acolhidos, aceites e, acima de tudo, amados.Também crianças com autismo podem usufruir da ajuda destes “amigos de quatro patas” e sentir o seu carinho.
    Fonte:gatosnews.blogspot.com

    Projeto Cão Terapeuta


    O Projeto Cão Terapeuta ocupa um espaço muito especial em nossa história. Criado no mesmo ano em que a Cão Cidadão foi fundada, em 1998, com o objetivo de contribuir para a melhora de pessoas debilitadas ou com necessidades especiais, o Cão Terapeuta já levou alegria a muita gente. Hoje, embora não seja mais a atividade principal da Cão Cidadão, o Projeto realiza visitas esporádicas, quinzenais ou semanais a instituições que cuidam de crianças, adultos e idosos enfermos ou portadores de alguma deficiência física ou mental.
    O Cão Terapeuta trabalha com os conceitos da Atividade e Terapia Assistida por Animais (A/TAA), desenvolvida a partir de estudos que mostram que o simples contato com um animal já é suficiente para promover bem-estar. Alguns benefícios da Atividade e Terapia Assistida por Animais (A/TAA) já foram comprovados, como a diminuição da pressão sanguínea e cardíaca, e melhora do sistema imunológico, da capacidade motora e da auto-estima. Também estimula a interação social e tem uma ação calmante e antidepressiva, o que resulta, em alguns casos, na redução da quantidade de medicamentos.

     Para fazer parte do Projeto, o cão deve preencher os seguintes pré-requisitos:
    • Ser dócil e confiante
    • Gostar de receber e dar carinho;
    • Estar vacinado e vermifugado
    • Ter mais de 2 anos de idade
    É importante ressaltar que estes são apenas os pré-requisitos. Além disso, para garantir o bem-estar dos visitados e do próprio cão, ele recebe um treinamento especial, realizado pela equipe de profissionais da Cão Cidadão, durante o qual o animal aprende a se comportar de maneira sutil e terna, e a fazer alguns truques para divertir as pessoas que recebem nossa visita.
    Neste treinamento também são realizados vários testes de comportamento, que determinarão se o cachorro está apto ou não para ser um Cão Terapeuta.
    Se o cão já participa de Projetos de Atividade e Terapia Assistida por Animais (A/TAA), o caso será avaliado separadamente e ele poderá acompanhar algumas de nossas visitas.
    Caso tenha interesse em cadastrar um animal ou uma instituição para participar do projeto, por favor, envie um e-mail para caoterapeuta@caocidadao.com.br.
    Para mais informações, por favor entre em contato através do telefone 11 3571.8138 ou pelo e-mail faleconosco@caocidadao.com.br.
    Além das visitas, o Projeto Cão Terapeuta também complementa o trabalho de psicólogos que utilizam o conceito e a prática da Atividade e Terapia Assistida por Animais (A/TAA) para auxiliar no tratamento de seus pacientes.
    Fonte:caocidadao.com.br

    Brigitte Bardot e o seu amor aos Animais


    Em 1973, em plena gloria, a carreira de Brigitte Bardott dá uma meia volta.Cansada desta vida pública, ela resolve parar o cinema e o canto, após um último filme com Francis Huster "L'histoire très bonne et très joyeuse de Colinot trousse-chemise". Doravante, ela se dedicará inteiramente à defesa dos animais, causa pela qual ela já havia utilizado a sua notoriedade em 1962.


     Desde então, Brigitte Bardot torna-se uma militante engajada. Em 1977, ela denuncia vigorosamente o massacre dos bebês focas do Canada. Sua ação contra o massacre provoca boicotes do uso de peles e obriga o governo do Canadá a tomar medidas importantes. Mas a atriz se torna inimiga de todos os caçadores de focas do Canadá e de outros paises.


     Brigitte alarga em seguida sua ação à proteção de todas as espécies animais, coelhos e cobaias de laboratório, cachorros e macacos abatidos para servir de alimentação em alguns paises da Ásia, massacre de gatos na Bulgária, métodos de abate dos animais dos açouques, etc.

     

     Ela chegou mesmo a leiloar sua célebre propriedade La Madrague, de St-Tropez, assim como numerosos objetos pessoais, para recompor a caixa de sua Fundação. Ela obteve uma importante vitoria em 1986 quando sua Fundação foi declarada « Association d'utilité publique" pelo governo francês.
     A Fundação Brigitte Bardot é uma das organizações mais atuantes no mundo em defesa dos animais. Tem uma publicação trimestral e na última de 2010 noticia o resgate do chimpanzé Omega realizado pelo Instituto Anami, Projeto GAP e a Ong Animals Lebanon, do Líbano.

    terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

    Gatos Dorminhocos


    Dormir 16 horas por dia. Parece exagero? Para os gatos, isso é perfeitamente normal. Animais dorminhocos, os bichanos podem passar até 18 horas do dia “apagados”. A quantidade de tempo que um gato dorme depende do ambiente e das companhias que vivem com ele.
     Gatos que passam boa parte do dia sozinhos tendem a dormir por períodos mais longos, porque têm menos estímulos para se manter acordados. Os que moram em território restrito, como casas ou apartamentos, também tendem a ser mais sossegados.
    “Já os gatos de rua, além de terem que caçar para sobreviver, têm um território amplo, sujeito a mudanças que exigem dele uma maior atenção”, explica a veterinária Ana Cristina Feikes D’Andréa, de Jacareí. “Outro ponto importante é a reprodução. Gatos não castrados em épocas de acasalamento costumam ficar mais tempo acordados na tentativa de conseguir acasalar.”
    Não há uma explicação definitiva para o porquê de os bichanos dormirem tanto. Algumas teorias apontam para o fato de os gatos descenderem de felinos caçadores, que necessitam poupar energias para o grande gasto de uma caçada.
    “Por isso a importância de descansar bastante entre as caçadas, para terem forças para caçar a próxima refeição. Esse comportamento é observado nos gatos domésticos e até nos grandes felinos, como o tigre, o leão, a onça, entre outros”, afirma Ana Cristina.
    Fonte:galerapet.com.br

    segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

    Os Cães e as Plantas


    A gente pode não querer acreditar, mas a grande maioria dos problemas cotidianos de nossos cães são fruto do pouco estímulo e da falta de exercícios que vivem, dia após dia. Nossa vida pessoal é muito agitada. Não temos tempo, não temos vontade, não temos prioridade para dar aos nossos peludos o tanto de movimento, atenção, e trabalho para o qual eles foram criados em primeiro lugar.
    Lembrem-se, Beagles foram feitos para perseguir um animal por horas seguidas. Labradores foram criados para caçar patos e outros animais aquáticos, os Terriers foram feitos para exterminar todo tipo de roedores que surgissem perto da casa, Huskies foram feitos para puxar trenós, e por aí vai. 
     Nenhum cachorro foi criado pensando nas horas que ele teria que passar sozinho, todos os dias. Nada para fazer? Que tal procurar uma minhoca que está cheirando debaixo da terra? Que tal mexer naquele canteiro que está com cheiro de terra novinha e cheia de fertilizante? Melhor! Vamos correr atrás de pequenos insetos e lagartos, passando por cima das petúnias, dos antúrios, dos brotinhos.... ahhhhhhhhh que delicia!
    E não é só cachorro grande que gosta de procurar confusão no jardim da casa. Teoricamente todos os cães, de todas as raças, gostam de cavoucar. O que a gente observa é que as raças originalmente desenvolvidas para um trabalho específico e que demanda muita energia, tende a cavoucar muito mais do que as outras raças. Alguns exemplos são: Pastores Alemães, Rottweilers, Huskies Siberianos, Beagles, Cockers Spaniels, Dachshunds, Labradores, Goldens Retrievers, e é claro, os especialistas na arte de desencavar até o esgoto, todos os Terriers.
    Para solucionar o problema dos nossos obreiros de metrô, é preciso primeiro entender PORQUE OS CACHORROS CAVAM:

    - Eles cavam para fazer suas "camas".
     
    Repelente Canino para Jardim

    Cães que ficam o tempo todo no jardim costumam escolher um local "predileto" para deitar e, ao mesmo tempo, tomar conta da casa toda. Nada melhor do que fazer uma "caminha" neste lugar. Puxa daqui, tira matinho dali, remove umas pedrinhas de lá, quem foi o louco que colocou esta bromélia bem no meio do meu quarto?, e pronto, temos um adorável local de repouso, com vista pro mar e totalmente decorado.

    - Eles cavam porque estão entediados.

    Repelente Canino para Jardim

    Não tem ninguém com quem brincar. Provavelmente a coisa começa com aquela plantinha sem-vergonha, que balança prá lá e prá cá, convidando pra brincar. Primeiro a gente destrói a plantinha, puxando cada folhinha com a delicadeza de um hipopótamo. Depois, quando já não tem nem um cabinho pra contar a história, a gente começa a cavar para ver da onde ela (a plantinha) veio e se tem outra escondida lá dentro. Aí a gente ouve uma voz, bem baixinho, estranha, mas com certeza chamando pra brincar num lugar novinho em folha. É o tal do gnomo. Cavando, cavando, cavando, um dia a gente chega lá. E por falar nisso, quantas coisas a gente acha no caminho, não é mesmo?

    - Eles cavam para se exercitar

    Repelente Canino para Jardim

    É justamente por isso que as raças de trabalho tendem a cavoucar mais. A maioria dos donos não exercita o seu cachorro de forma constante e suficiente. O que fazer com toda esta energia? Bem, depois de puxar todas as roupas do varal, roer o para-choques do carro, perturbar a vida do gato, pular que nem um desvairado em cima das pessoas, só resta cavar o jardim atrás de um tesouro do pirata.

    - Eles cavam para ficar fresquinho.

    Repelente Canino para Jardim

    Especialmente as raças calorentas. Cavando eles conseguem achar uma terra mais fresquinha e úmida, melhor só na praia. Se estiver muito frio eles também podem cavar para ficar mais quentinhos, já que enroladinhos num buraquinho é mais fácil de controlar a temperatura. Exatamente como os Huskies Siberianos, Samoiedas e Malamutes do Alaska fazem na neve.

    - Eles cavam para esconder a comida rara de aparecer.

    Repelente Canino para Jardim

    Aquele Osso mensal, talvez, ou quando tem muita "gente" para disputar um petisco especial e a barriga ainda está cheia. Nem todos os cachorros enterram seus pertences preciosos, embora este ritual faça parte dos instintos ancestrais. Cachorros que gostam de enterrar coisas, enterram biscoitos, brinquedos, sapatos, carteiras, celulares, ou quase tudo que eles puderem ter acesso. É lindo quando eles são pequenininhos, mas um desespero quando eles ficam grandinhos.

    - Eles cavam pra trabalhar

    Repelente Canino para Jardim

    A teoria de todo Terrier é: se não posso ser desentocador de raposas, vou ser arqueólogo e achar um dinossauro ENORRRRRRRRRRRRME, só para mim. É que nem ser aviador: tá no sangue e não há nada que vá fazê-los mudar de idéia.


    - Eles cavam para escapar

    Claro, um dia você leva o seu peludão para passear no "Baixo Totó". Deixa ele tomar umas biritas, mexer com umas cadelinhas, surfar nas ondas, e depois nunca mais. O cão pede a chave do carro emprestada, e você nada! Pede pra sair com uns amigos sábado à noite, e você manda ele voltar antes das 10 da noite. Ele pede pra dormir na casa da namorada, e você diz que não porque ela não é de boa família. Até eu fugia! Falando sério, machos tendem a cavar perto das cercas para fugir, mais do que as fêmeas. Provavelmente tudo começa com um espírito mais independente, e um cheirinho de cadela no cio também não ajuda nada.

    - Eles cavam porque tem um bichinho no jardim


     Em alguns casos o seu jardim tem camundongos (só não vou dizer rato que é pra não assustar os mais sensíveis). Você ainda não sabe, mas o seu cachorro já sentiu o cheirinho deles. Às vezes o ratinho ainda está no terreno baldio do lado, mas o peludão quer acabar com este intruso o mais rápido possível.
    Fonte:bitcao.com.br
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...