Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Estresse Animal



Não são apenas os humanos que sentem estresse. Os animais, quando têm uma relação de dependência muito intensa com o dono, também costumam enfrentar problemas psicológicos. Os sintomas podem aparecer quando as pessoas da casa se ausentam em viagem, por exemplo, ou se o animal não recebe carinho o suficiente.

Também levam ao estresse situações como falta ou excesso de exercícios, mudanças na rotina, ambiente conturbado - por exemplo, com a presença de outros animais -, consultas veterinárias e até participação em exposições ou competições.
“Atitudes como cavar, morder, arranhar portas e janelas, uivar, latir, chorar e urinar e defecar em lugares impróprios são sintomas comuns desta alteração. A primeira coisa que vem à cabeça do proprietário é classificar o animal como desobediente ou mal-educado, mas o que pode estar acontecendo é o estresse”, afirma a zootecnista Silvia Robles Reis Duarte.

 



A veterinária Monisa Corraini alerta para as conseqüências. Segundo ela, animais estressados podem desenvolver problemas gástricos ou até tornarem-se agressivos. Para combater a doença, o dono precisa identificar a fonte de problema e propor mudanças na rotina do animal.
Há também no mercado alguns suplementos nutricionais que podem amenizar as conseqüências da doença. Esses produtos levam substâncias como triptofano, magnésio, vitamina B1 e extrato protéico Vegetal, indicado justamente para diminuir o estado de inquietação do animal.
Fonte:centroveterinariocostaazul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...