Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 15 de janeiro de 2012

Os Gatos e os seus Territórios


Qualquer amante de gatos que tenha sofrido com as glândulas odoríferas de um gato territorial saberá que esse é realmente um dos piores odores conhecidos por toda a humanidade. Embora a maioria dos gatos marque território num dado momento da sua vida, felizmente só uma minoria o faz em casa. Um gato saudável e seguro que viva num ambiente estável, contentar-se-á em marcar território fora de casa. Quando um gato começa a marcar território em casa, isso pode significar que este se sente ameaçado ou sob tensão. Seguidamente, iremos ver porque marcam os gatos território e como resolver o problema sem gastar uma fortuna em desodorizantes de interior ineficazes.

Quem marca o território?


Marcação de território é algo que normalmente relacionamos a machos, mas, na verdade, as fêmeas são marcadoras assíduas. O odor é muito forte e tem a finalidade de atrair um companheiro, bem como marcar o território. Os gatos marcam o território também como forma de comunicação e cada gato tem um odor único que dá aos outros gatos detalhes íntimos, tais como a condição sexual, posição hierárquica e até mesmo o seu estado emocional. Os felinos marcam lugares específicos como árvores, cercas e paredes dentro do seu território. As marcas já existentes podem ser remarcadas, mas pode dar-se o caso de marcações para se sobreporem às de outros felinos que tenham entrado sorrateiramente nos seus territórios. Os gatos preferem a marcação sem grande alarido, o que para nós quer dizer que é muito difícil saber quando o fazem. Além de esfregarem as suas glândulas odoríferas nas várias superfícies, lançam igualmente pequenos jactos de urina. Quando se dedicam a esta acção, os felinos erguem o seu quarto traseiro e a sua cauda fica em posição erecta, ficando igualmente nas pontas das patas enquanto lançam os jactos.


Porque marcam território em casa?


Na maior parte das vezes, os gatos dão-se por contentes em deixar as suas marcas fora de casa, mas, ocasionalmente, optam por fazê-lo mesmo em casa. Uma explicação comum para tais casos é se um dos rivais do seu bichano entrar em casa através da portinhola para gatos. O gato rival prossegue então para o desafio ao felino residente marcando intencionalmente a sua casa como território dele, o que pode ser um grande aborrecimento tanto para si quanto para o seu gato. O único modo de resolver este problema é limitando o acesso à sua propriedade. Uma solução simples seria a de cobrir a portinhola, mas tal facto iria restringir, em grande parte, os movimentos do seu gato. No entanto, há portinholas accionadas por um dispositivo magnético ou electrónico preso à coleira do seu animal de estimação. Isso pode acarretar uma pequena despesa, mas pode valer a pena se isso garantir a entrada exclusiva ao seu gato sem ter a sua segurança ameaçada. Outra solução é ensinar ao felino como pedir para entrar por uma porta. A maior parte dos gatos é muito rápida em chegar à conclusão de que se pedirem algo alto e em bom som, alguém lhes abrirá a porta das traseiras. 







Como posso impedi-los de marcar terreno dentro de casa?


Se o seu gato começou a marcar terreno dentro de casa, talvez esteja sob tensão devido à sua situação social. Os gatos são animais muito sensíveis e o seu "status quo" pode ser alterado por uma mudança de casa, pela compra de mobília nova ou, mais frequentemente, pela presença de um outro gato. A perda de companheiros humanos ou felinos pode igualmente tornar um gato num animal muito territorial. A marcação frequente de território tem, igualmente, tendência a ocorrer em casas com vários gatos, especialmente quando há mais de quatro felinos presentes nos territórios uns dos outros. Você poderá também observar que em tais situações, os gatos usam a marcação de território para manter os outros longe da sua comida. Obviamente, uma vez começada a marcação, essa pode irromper num ciclo vicioso de mau cheiro para o animal de estimação e o dono. O seu gato marca o território e você tenta limpá-lo. O seu gato faz a marcação no local que você limpou, logo, você tenta limpá-lo novamente e por aí adiante. Essa pode revelar-se uma situação sem solução aparente se algo não for feito para solucionar o problema com alguma presteza.


Qual será então a solução?


Se você possuir um gato não castrado, castrá-lo é um modo de diminuir ou até pôr fim à sua necessidade de ser territorial. Esterilizar uma fêmea não porá fim a esse comportamento, mas, tal como com o macho, o seu desejo diminuirá. Tente manter a rotina e limitar as mudanças no seu lar. Caso tenha um gato nervoso, o aumento da segurança e confiança do felino podem fazer com que haja redução da necessidade de marcar território. Dê de comer ao seu gato sensível longe dos outros. Providencie uma cama num lugar onde eles possam descansar e com orifícios de segurança para fugir de outros animais de estimação ou de crianças. A marcação de território não é um hábito correcto quanto é levado para casa, mas tome atenção porque o seu gato pode estar a tentar dizer-lhe que está infeliz. Os felinos normalmente dão início à marcação de território porque se sentem sob tensão ou ameaçados. Tome algum tempo para reavaliar o ambiente que rodeia o seu animal de estimação. Espera-se que com pequenos ajustes o seu gato possa livrar-se da tensão e a sua casa da marcação de território.
Fonte:whiskas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...