Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 15 de janeiro de 2012

A Importancia de Escovar seu Cachorro



Você sabe escovar o pêlo do seu cachorro? Você sabe porque é importante escovar o pêlo do seu cachorro? Qual a frequência ideal de escovação do pêlo do meu cão?
Escovar o pêlo do seu cachorro é um dos cuidados básicos para cães. Esses cuidados básicos, que dentre outros, incluem dar banho no seu cão e escovar os dentes do seu cachorro, são essenciais para garantir o bem estar do seu animal e a boa saúde dos cachorros. Veja nesse artigo qual a melhor forma de proporcionar uma boa escovação ao seu amigão. 

Porque é importante escovar os pêlos dos cães?


A escovação faz que vários pêlos soltos do cachorro, que antes se encontravam colados junto ao corpo do animal, apareçam. Esses pêlos, caso não sejam frequentemente retirados podem acabar causando nós, uma situação que por vezes é dolorosa ao seu animal. Além disso, caso você não crie esse hábito, saiba que provavelmente eles vão acabar caindo em lugares da sua casa que você gostaria de manter limpo. Saiba que muitos cães adoram a escovação pois ele pode ser também uma forma de você massagear o seu cão.
Ao escovar, alguns pêlos irão se acumular na escova, enquanto outros se espalharão por todo local. Sabendo disso, escolha um local em que o pêlo possa cair sem incomodar os moradores de sua residência. Após a limpeza, varra o local e tudo estará resolvido. Se você for alérgico a pêlo (e dependendo da intensidade da alergia), evite escová-lo e deixe para outro fazê-lo. Caso não haja mais ninguém para realizar essa tarefa, escove o seu cão em um local aberto e com vento ou leve-o a um tosador. 

O que preciso para escovar os pêlos do meu cachorro?


Está na dúvida de qual escovar utilizar? Pesquise e saiba qual a que melhor encaixa no tipo de pelagem do seu animal. Entender qual o tipo de escova é a melhor para a escovação da raça do seu cachorro é muito importante. Ao utilizar a escova adequada para o seu cachorro, você economizará tempo, desconforto e dor ao seu cachorro. Além disso, sem dúvida você terá um resultado muito melhor.

 

 

 

Como escovar o seu cachorro


Se houver mais de um cachorro em sua casa, sempre comece a escovação pelo mais dominante. Deixe o seu cachorro deitar no chão, em uma mesa ou no seu colo. Para que ele fique quieto e calmo durante o processo de escovação, o cachorro precisa estar confortável.
Logicamente a escovação vai variar com o tipo de escova a ser utilizada. Mas como regra geral comece a escovar o seu cachorro da cabeça ao resto de seu corpo, seguindo a direção do pêlo, sempre de cima para baixo, mantendo a escova somente no pêlo, e não na pele dele. Não puxe o pêlo do seu cachorro pois é desconfortável e pode quebrar os pêlos, aumentando a probabilidade de nós. Saiba como fazê-lo na seção abaixo.
O rosto do cachorro é bastante sensível e por isso, cuidados adicionais são necessários na escovação do pêlo do rosto de seu cachorro. Existem escovas feitas para as áreas mais sensíveis de um cão que podem ser utilizadas no rosto, como as escovas de cerdas. Utilize esse mesmo cuidado para escovar os pêlos das orelhas.
É muito importante que seu animal esteja calmo durante o processo de escovação para que essa atividade se torne prazerosa, ou ao menos, que ela não seja um incômodo para você e para o seu cão. Para tal, conforte-o durante o processo de escovação com carinho e cuidado. Depois de escová-lo, dê ao seu cachorro um agrado para ele se acostumar e até gostar desse processo. 

Nós no pêlo do cão


Existem produtos que removem o nós do pêlo, que devem ser utilizados quando a escovação e o spray desembaraçador de pêlos não funcionam. Se nenhum desse métodos estiverem funcionando, consulte o seu tosador. Se os nós forem em uma área não-visível e você estiver enfrentando problemas para retirá-los, corte-os. Se houver vários nós no pêlo de seu cachorro, consulte um tosador para cortá-los.
Os nós no pêlo de seu cachorro podem se desenvolver em várias áreas do corpo de seu cão. As vezes esse nós se escondem no pêlo e com o tempo, eles crescem. Por essa razão, remova os nós assim que possível, principalmente se tiver um cachorro que gosta de explorar e rolar no chão. Para descobrir e evitar esses nós, escove o pêlo de seu cachorro com frequência. Dado que os nós pioram quando molhados, sempre escove o seu cachorro antes de um banho.

Frequência da escovação de pêlos


Escove o seu filhote de cachorro todos os dias para que ele se familiarize com o processo. Conforme ele for crescendo, o que determinará a frequência de escovação será o tamanho de seu pêlo. Enquanto cachorros com pêlos longos precisam ser escovados todos os dias, cães com pêlos mais curtos podem ser escovados apenas uma vez por semana.
O processo de escovação de pêlo também deve começar com curtos de tempo e aumentar conforme o cachorro se acostuma com a escovação. No início, escove o seu cachorro por cinco a dez minutos. Aumente esse tempo até que o seu cachorro aceite ser escovado com frequência. 
Fonte:linkanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...