Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sábado, 10 de agosto de 2013

Erliquiose em Gatos





Mesmo com o nome de doença do carrapato do cão, a Erlichiose  ou Erliquiose, também afeta os felinos. Eles não estão livres de pegarem carrapatos e serem infectados. Inclusive, os donos podem contrair a doença, uma vez que esta é uma zoonose, doença que passa do animal para o homem. Tudo por culpa de um carrapato. Quem tem gato precisa saber como evitar e como cuidar em caso de erlichiose ou erliquiose felina.






O que é a Erlichiose ou Erliquiose em Gatos?

O nome popular desta zoonose é doença do carrapato, ela é uma doença infecciosa causada por uma parasita de nome científico Rickettsiaceae. Ele está presente no carrapato infectado, e quando este pica o gato parasita, ataca os seus glóbulos brancos causando anemia. 
doença do carrapato em gatos é mais difícil de acontecer, mas não é impossível. O carrapato vermelhoRhipicephalus sanguineus é o agente transmissor.

Como é Transmitida?

transmissão da erlichiose é feita pelo carrapato infectado com a doença. Ele pica o gato que fica infectado. A doença pode passar para o carrapato quando ele pica um animal infectado.


Sintomas

Os sintomas da Erlichiose felina podem e devem ser observadas pelo seu dono, se tiver como determinar o prognóstico cedo, a doença causa menos mal ao animal. Os sinais clínicos da Erlichiose felina são: febre, anorexia, fraqueza muscular, secreção nasal purulenta, insuficiência hepática e renal. O veterinário consegue comprovar a doença através de exames como hemograma. No gato, não precisam aparecer necessariamente todos os sintomas, apenas alguns deles, e deve-se procurar um profissional rapidamente.

Tratamento

O veterinário é quem sabe como tratar a Erlichiose (Erliquiose) nos gatos com precisão. O tratamento começa pela retirada dos carrapatos, em seguida são usados antibióticos. Por causar anemia, prevenir e tratar são medidas importantes pois a Erlichiose é uma doença que tem cura.

Prevenção

Os métodos de prevenção são importantes para não ter que recorrer a um tratamento no futuro. A principal medida de prevenção da doença do carrapato em gatos é manter uma boa higiene do animal, observar se existem carrapatos, e usar carrapaticidas adequados a eles uma vez por mês. Caso o animal tenha tido carrapatos, o tratamento preventivo para que ele não volte a desenvolver é desinfetar o local de convívio. Quando o carrapato não está no gato (hospedeiro), eles podem se alojar em vãos de pisos, batentes de portas, tapetes, sofás. O carrapaticida feito para estes locais deve ser utilizado.

Fonte:portalpets.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...