Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Os bigodes dos Gatos




Hoje falaremos sobre uma parte do corpo dos felinos que contribui decisivamente nas habilidades de caçador. O bigode do gato, apesar de parecer algo sem utilidade à primeira vista, é uma peça fundamental que ajuda na sobrevivência dele.  Procuraremos, nesse artigo, elucidar um pouco mais sobre essa parte anatômica do corpo dos felinos.
O bigode de um gato é diferente do resto da pelagem do corpo. Além de ser mais longo, flexível e forte, o bigode é em torno de duas vezes mais espesso do que o restante dos pêlos e é mais profundo em torno de três vezes. O número de fios que compõe o bigode do felino depende de cada animal. A média é que haja entre 16 a 24 fios táteis, sendo de 8 a 12 somente ao lado do nariz.
 E isso é bastante interessante, pois a maioria das pessoas acredita que o bigode do felino restringe-se apenas do lado do focinho, quando na realidade há em outras partes, como em cima do lábio superior, em cima dos olhos – como se estivessem saindo das sobrancelhas -, na mandíbula e, acredite se quiser, na parte de trás das patas dianteiras.


O grande número de fios que fazem parte do bigode felino tem uma razão de existirem. Em cada um deles há uma espécie de órgão sensorial na base, chamado proprioceptor, que envia os sinais táteis para o cérebro e o sistema nervoso. Isso é importante porque ajuda o animal a entender o que está acontecendo ao seu redor e contribui na tomada de decisão. O proprioceptor é tão sensível que permite até mesmo a detecção da corrente de ar e a vibração causada pelo movimento de pessoas e animais no ambiente, tornando-os, portanto, excelentes caçadores – especialmente à noite, o bigode funciona como um sistema de orientação e identificação, transmitindo informação sobre o corpo da presa, o que possibilita morder com precisão. Ademais, o bigode do felino não apenas o ajuda a avaliar se ele pode entrar em determinados ambientes mais estreitos, como também auxilia na medição visual da distância dos objetos, capacitando-o a saltar rápido e graciosamente de um local para o outro.
O bigode desempenha um papel fundamental para a vida do felino. É por isso que recomendamos a todos os pais de felinos que verifiquem, de tempos em tempos, se os fios estão normais, pois eles podem ter sido danificados em algum evento. Outro ponto importante que gostaríamos de ressaltar: NUNCA CORTE O BIGODE.


 Desculpe escrevermos em caixa alta, mas é para frisar mesmo. O motivo é que sem os fios táteis no tamanho correto, os felinos tornam-se mais desorientados ou assustados, pois ficam com o seu “instrumento de avaliação” deturpado. Apesar de os fios voltarem a crescer, esse processo pode causar algum tipo de stress, mudando o comportamento do felino. 
Nós já notamos que alguns petshops têm o hábito de aparar o bigode após o banho do seu gato como uma forma de estética. Por isso, tome cuidado e alerte ao dono ou a pessoa que irá dar banho para não cortar os fios. Finalmente, um último aviso: evite passar a mão nos fios que compõe o bigode, pois por ter terminações sensíveis, pode causar algum tipo de incômodo no gato.
O bigode do felino, conforme vimos nesse artigo, reúne informações sobre o mundo ao redor dele. Além de fornecer meios para que o animal sobreviva, o bigode também demonstra o estado de espírito do gato. Se os fios estiverem apontados para trás, eles estão indicando que o felino está com raiva; apontados para frente e baixo, significa que está relaxado e feliz; apontados para frente e rígidos, significa que estão agressivos e prontos para atacar. Para finalizar, queremos dar uma dica a todos os pais de felinos a fim de contribuir para a felicidade deles: comprem potes de comida e água suficientemente largos para que os fios não toquem nas bordas, pois isso causa desconforto na hora de comer e beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...