Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sábado, 10 de agosto de 2013

Terapias Alternativas para Animais





Fora da medicina alopática ou tradicional, existem diversas terapias que oferecem caminhos alternativos para tratar as doenças. Em geral, analisam o indivíduo como um todo, observando de maneira holística todos os sintomas que ele apresenta, tanto físicos como psíquicos, e também o ambiente em que vive, sua alimentação e relações sociais.
Entendendo seus benefícios como complemento de diversos tratamentos, cada vez mais os veterinários estão recorrendo a terapias alternativas para aumentar a qualidade de vida dos animais de estimação.

 Conheça algumas delas:
Homeopatia
Sob a premissa “semelhante cura semelhante”, esta ciência (que para alguns é pseudociência), emprega ativos altamente diluídos, partindo do princípio de que as substâncias da natureza podem curar os mesmos sintomas que produzem.
Os remédios homeopáticos se aplicam a todo tipo de doenças, tanto agudas – cinomose, gastroenterite, alergias, crises respiratórias, traumatismos o abcessos – como crônicas – insuficiência hepática, renal ou cardíaca, alergias e tumores, entre outras.
Segundo Daniela Merlo, veterinária com mestrado em medicina homeopática, sua eficácia depende “da gravidade lesional das patologias e da capacidade de resposta do organismo”.





Reiki
É um sistema de cura simples e não invasivo que se baseia na energia universal para aliviar os males do paciente, canalizada pela imposição das mãos do terapeuta reiki.
Diferentemente de outros métodos, a aplicação do reiki não gera estresse para o animal, trabalhando seus seus centros de energia e pontos de dor.
“Antes das sessões, fazemos um diagnóstico pontual do problema. A imposição das mãos dura aproximadamente de 60 minutos, em diferentes partes do corpo, de acordo com a área que precisa ser tratada. O reiki é um método complementar para tratar todo tipo de doença, e também como método profilático de desintoxicação energética”, explica o veterinário Jorge Omar Rodríguez.




Florais de Bach
Por meio da ingestão de algumas gotas diárias de essências concentradas de flores, é possível controlar, potencializar ou combater certos estados de ânimo, tanto nos seres humanos como nos animais.
Para receitar os florais, o terapeuta deve verificar os problemas de comportamento do animal e também o estado emocional do dono e das pessoas com quem convive.





Acupuntura
É uma técnica da medicina tradicional chinesa que busca restaurar a saúde e o bem-estar do paciente por meio da inserção e manipulação de agulhas no corpo.
“A acupuntura tem um efeito excelente nos animais domésticos, já que a percepção do alívio da dor e a liberação de endorfinas provocam um estado prazeroso de relaxamento e cooperação”, explica a veterinária Susana Monteverde, professora do Instituto Médico Argentino de Acupuntura e da cátedra de Fisioterapia em Cinesiologia da Universidade de Buenos Aires.
A acupuntura é recomendada para tratar patologias musculoesqueléticas ou neurológicas, como displasia, osteoartrose, hérnias de disco, paralisias e epilepsias; distúrbios gastrointestinais, como vômitos, diarreias e prisão de ventre; urinários, caso da insuficiência renal e cálculos; alterações imunológicas, como alergias; problemas respiratórios, reprodutivos e de comportamento.





Massagens
As massagens manuais podem ajudar a aliviar problemas musculares – sejam por tensões, bloqueio energético ou falta de tônus – além de melhorar o aspecto do pelo, a circulação linfática e o sistema imunológico do animal.
Podem ser aplicadas por um profissional ou pelo próprio dono. Para isso, é preciso levar o animal a um espaço tranquilo e agradável para que se sinta relaxado. As massagens devem ser feitas com movimentos circulares, longos e fluidos, da ponta do focinho ao final da cauda, e nunca no sentido contrário aos pelos.
Confira as recomendações de Margaret Clark, especialista de um centro de massagem canina de Abbotsford:
Cabeça: fazer carícias suaves do focinho até o pescoço, usando toda a mão e as pontas dos dedos. Depois, fazer pequenos círculos com a ponta dos dedos de cada lado do rosto, no crânio e na região das orelhas.
Costas, ombros e quadris: massagear suavemente a pele dessas regiões. Em seguida, dobrar ligeiramente os dedos e sacudi-las para gerar vibrações agradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...