Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Gatos são mesmo independentes?




Todos os donos de felinos sabem da personalidade deles. Sim, gato é independente. Em contrapartida, gosta de brincar, é afetuoso, tem os seus momentos de querer ser mimado e depende de amor e cuidados para sobreviver.

Mas é errado pensar que eles sejam desapegados, desleais ou por serem autossuficientes, não sejam companheiros. O gato é independente, mas é um animal de estimação adorável e se isso for bem compreendido, torna-se um membro da família muito mais do que especial.

O gato é independente, mas precisa de atenção

A autonomia natural destes bichanos vem dos seus ancestrais, que viviam nas selvas e precisavam caçar, serem precisos em seus movimentos, terem curiosidade para descobrirem o ambiente e também criarem instintos de sobrevivência. Então, com o decorrer dos tempos, tudo foi se modificando, chegando aos dias de hoje, em que eles se tornaram uma espécie domesticada, porém, com estes resquícios genéticos.




Muitas pessoas os comparam com os cachorros, que realmente são mais subordinados, entretanto, o gato é independente, mas ainda é um bichinho familiar, o que faz com que não possa ficar muito tempo sozinho, pois senão fica triste (e pode chegar a sofrer da chamada depressão felina), precisa brincar, ganhar o cafuné dos seus donos, ter sempre a comida e a água fresca em seus potinhos, o arranhador especial para as suas unhas, ser escovado e tudo o que é necessário para a sua boa condição de vida.

Além disto, ele não é mais um felino que vive no meio do mato, portanto, requer ter as vacinas e as doses de vermífugos em dia, idas ao veterinário sempre que sinalizar algum tipo de mudança no seu comportamento ou fisicamente, cuidados com o espaço delimitado para a sua rotina ou, caso ele tenha o costume de sair de casa, o que não é recomendável para um gatuno adotado como “de casa”, ter as suas patinhas higienizadas sempre que voltar do passeio (vale consultar um especialista para seguir corretamente tudo o que deve ser feito neste caso).




Preciso modificar algo em casa, já que o gato é independente?

Sim, você precisa adaptar o seu lar, que também é do seu peludo. A partir do momento em que você escolhe ter um bichinho de estimação, mesmo com a independência dos gatos, é preciso alguns cuidados, como redes de proteção nas janelas, supervisão quando ele estiver andando pelos muros ou telhado da casa (isso se ele for ensinado a voltar para casa, o que precisa de treinamento, muitas vezes profissional), além de um cantinho só dele, já que eles costumam ter ocasiões em que precisam se isolar.

Sendo assim, o gato é independente, mas o amor incondicional dele por você e vice-versa é mais do que garantido quando ele é tratado com respeito e afeto.

Por Raquel Madi
Fonte: cachorrogato.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...