Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O cãozinho American Water Spaniel




A tradução para o português do nome deste simpático cãozinho fica algo parecido com “Cão d’água americano”, um nome bastante estranho para uma raça. Mas dificilmente você vai encontrar este cão por aqui, já que ele se tornou extremamente raro fora dos Estados Unidos, o seu país de origem. E o nome da raça acaba entregando o grande diferencial deste animal em relação a outros cachorros de famílias próximas: ele nada muito bem. Pode ser considerado um verdadeiro cão d’água.

O American Water Spaniel pertence à família dos cães Spaniel, e muitos deles são mais populares em outros países que no seus os Estados Unidos. Diferentemente da maioria das raças modernas, esta é considerada bem mais recente. Grande parte das informações relacionadas a história da origem do animal são conhecidas. Mesmo assim, trata-se de uma raça bem rara, até mesmo no seu país de origem hoje em dia.





História

 
Como o próprio nome da raça já dá como pista, o cão sempre possui uma relação muito próxima com a água. De acordo com os registros históricos que foram levantados em relação a história do desenvolvimento do American Water Spaniel, o local de origem é as proximidades de um importante rio que está localizado na região do Wiscosin, nos Estados Unidos: o Fox River, que é uma fluente de outro importante rio da região, o Wolf River. A população que morava nas margens do dependia basicamente da caça e da pesca no início do século 19.

O desenvolvimento da raça foi justamente pensando nestas necessidades das pessoas da região. Eles precisavam de um animal que conseguisse dar suporte em termos de caça tanto na água quanto na terra. O Cão era um dos únicos animais domesticados na época que poderia ser utilizado para este tipo de caça, já que outros animais eram utilizados apenas para alimento. Como as pessoas das margens precisavam ir um lado para o outro, e estes cachorros ajudavam tanto em caçar animais na terra quanto caçar outros animais na água ou até mesmo conseguir alcançar alvos que estavam no outro lado da margem.




Os nativos da região começaram a criar alguns animais que já tinham algumas características que facilitariam esta atividade, como agilidade tanto em terra quanto em água. De acordo com os registros históricos, algumas das raças que estão envolvidas na criação deste animal são os English Water Spaniel, Irish Water Spaniel, Curly Coated Retriever e até mesmo o Poodle foi utilizado em alguns cruzamentos. Mas o resultado final destes cruzamentos do início do século 19 ainda não deram origem a raça que conhecemos hoje. Na época, o resultado foi chamado de American Brown Spaniel. Tratava-se de um cão de porte médio, que pesava cerca de 18kg.

Fisicamente ele chamava atenção por causa de um grosso pelo encaracolado, que formava uma espécie de casco, e que permitia que ele tivesse mais resistência tanto ao frio que fazia dentro da água quanto fora dela. Uma das principais atividades desenvolvidas por este cachorro era a caça de patos. Mas com o passar dos anos a população destas aves começou a reduzir drasticamente na região. Com o tempo a raça acabou ficando para trás, sem serventia imediata para as pessoas da região.

Mas a raça acabou sendo preservada principalmente por causa do bom trabalho desenvolvido pelo D. Fred J. Pfeifer, que juntou todos os cães que restaram na região e colocou dentro de um grande canil, onde começou a fazer outros cruzamentos que resultaram no American Water Spaniel.

Apesar de não ser tão focado na caça quanto o seu antecessor, o American Water Spaniel ainda era reconhecido por conseguir ter um excelente desempenho em termos de agilidade tanto dentro quanto fora da água. Nos anos 20, a raça finalmente foi reconhecida oficialmente pelo United Kennel Club. No ano de 1985, a raça ganhou mais uma grande homenagem, acabou sendo oficializada como o cão oficial da região do Wiscosin, reconhecido como sendo a única raça nativa do estado e também como uma das cinco raças puras criada nos Estados Unidos.


 


Características

 
Ao olhar para um American Water Spaniel hoje em dia a pessoa vai olhar praticamente para o mesmo cachorro que circulava no início do século 19. Isso porque esta não é considerada uma raça muito popular, sendo um cão raro até mesmo nos Estados Unidos. Como acabou cruzando pouco com outros animais que não fossem da mesma raça, eles acabaram mudando muito pouco durante estes anos. O cachorro é considerado de porte médio, sendo a altura média de 45 cm e o peso gira em torno dos 20 kg.

Algumas pessoas podem até mesmo comparar com outras raças, como o Cocker, até mesmo porque pertencem à mesma família. O crânio desta raça é realmente muito parecido com o American Water Spaniel.

 Destaque para a cabeça que parece ser maior do que o corpo quando comparado os dois em termos de proporção. O focinho do American Water Spaniel também é um pouco maior do que na maioria das outras raças. O focinho fica apresenta as aberturas um pouco mais voltadas para cima, o que facilita o cão na hora de respirar quando estão na água. 

O corpo da raça geralmente é esguia, um pouco musculosa, com o lombo forte, sendo ligeiramente arqueado em relação as outras raças da mesma família. Outro ponto que chama atenção é a cauda, grande expressiva.


Pelagem

 
Os pelos deste cachorro realmente se transformaram em uma característica muito importante da raça. A pelagem é encaracolada e negra, com fios muito grossos. Analisando esta característica do ponto de vista evolucionário, os pelos grossos acabam sendo muito importantes para evitar que uma grande quantidade de água entrasse diretamente em contato com o animal, permitindo que ele ficasse mais tempo nas águas geladas.

Por baixo dos pelos superficiais ainda existe mais uma camada grossa também com a mesma função, só que esta camada inferior acaba tendo uma função mais direcionada a deixar o cão quente, isolado do frio. Em termos de cores, geralmente os pelos do cachorro da raça American Water Spaniel são negros, mas podem ser encontrados em tons em outros tons escuros.




 

Temperamento

 
De um modo geral o American Water Spaniel é descrito pelos seus criadores como um cachorro cheio de energia, que precisa de um bom espaço aberto para que ele possa correr e se exercitar. Ele sempre está disposto a brincar, tanto com adultos e crianças, e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo local. Além disso, a raça também é considerada muito inteligente, sendo facilmente adestrada.

Assim como a maioria dos cães da família Spaniel, geralmente ele costuma ser muito afetuoso com todo mundo que mora na mesma casa que ele, animais e humanos. Mas ele acaba elegendo apenas uma pessoa como sendo su dono. Esta será a pessoa que ele sentirá mais falta quando não estiver por perto, e também será o dono que vai conseguir adestrar e ensinar ele. Aliás, a tarefa de treinar este cão pode ser relativamente fácil, já que é uma raça que aprende fácil.

É considerado uma excelente companhia para as crianças, sendo gentil e não apresentando grandes ameaças para os pequenos. Também não costuma apresentar comportamento agressivo com estranhos que chegam na localidade, portanto não podem ser considerados como cachorros de guarda. Mas apesar de não ser considerado um cachorro que ataca os outros, ele acaba avisando sempre que consegue identificar que alguma coisa está acontecendo de errado.

 

Habilidades

 
Como é um cachorro que acabou não entrando em contato com muitas outras raças durante os últimos anos, o American Water Spaniel acabou mantendo boa parte de suas características.

Quando criado em um ambiente aberto no campo ainda faz caças de aves, lembrando os velhos tempos que seus antepassados matavam patos para alimentar as pessoas que moravam às margens do Fox River. Além disso, também continuam excelentes nadadores, tanto em rios quanto em piscinas ou qualquer outro lugar com água.

 

Saúde

 
O American Water Spaniel pode apresentar alguns problemas de saúde. Os especialistas garantem que boa parte dos problemas de saúde que este cachorro pode apresentar é resultado de uma série de combinações genéticas que foram feitas pelos cruzamentos muito rapidamente nos últimos anos. Estas combinações, se por um lado conseguem selecionar os animais com determinadas características, permitindo que ele se torne referência em determinadas áreas, por outros lado acaba muitas vezes arruinando o sistema imunológico dos animais.

O American Water Spaniel está propenso a sofrer de diversos tipos de alergias, em diversas partes do corpo, e por isso se torna um cachorro que, hoje em dia, precisa de um cuidado especial para que ele acabe não ficando doente. Além disso, alguns outros problemas também são muito comuns na raça, como hipotireoidismo, epilepsia, diabetes e outros distúrbios glandulares. Um outro problema que pode ser muito comum na raça é a queda de pelos.

Apesar destes problemas, o American Water Spaniel tem uma expectativa média de vida de 15 anos.
 Fonte:http://fofuxo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...