Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sábado, 8 de janeiro de 2011

Manchas nos olhos



Um problema bastante comum em cães de pelagem branca e/ou raças miniatura são as manchas na face causadas pelas lágrimas.
Algumas raças de gatos, como os persas, também podem ser acometidos.
As manchas, de coloração amarronzada, comprometem a estética (parecem "olheiras") e são um grande problema para os criadores, principalmente aqueles que participam de exposições.

Vários poodles apresentam manchas de lágrimas
Epífora é o nome dado ao derramamento de lágrimas pela face do animal. Existem várias causas atribuídas a esse problema.
As lágrimas, produzidas pelas glândulas lacrimais, são responsáveis pela lubrificação dos olhos.
A drenagem das lágrimas é feita pelo ducto lacrimal, uma "cânula" responsável por conduzir o excesso de lágrimas dos olhos para o interior do focinho. É fácil compreender isso pois quando você chora, as lágrimas também escorrem pelo seu nariz.

Se a drenagem da lágrima pelo ducto for insuficiente, ela escorrerá pela face do animal. Uma vez em contato com os pêlos, a lágrima sofre a ação de bactérias existentes na pele e pelagem. Esse processo resulta na alteração da coloração dos pêlos que tornam-se avermelhados indo até o marrom escuro.
Em cães de raças braquicefálicas ("cara achatada") como pugs, buldogues, pequineses e gatos persas, o derramamento das lágrimas está associado à anatomia desses animais.
Apresentando globo ocular bastante saltado, isso compromete a drenagem da lágrima pois, dentre outros fatores, a entrada do ducto da lágrima fica comprida pela posição dos olhos. Assim, a drenagem é insuficiente e a lágrima é derramada para fora do olho.

Excesso de pêlos nos olhos podem causar lacrimejamento
Nas raças poodle (mini e toy), maltês e alguns terriers, pode ocorrer o mesmo problema. Associado a isso, o excesso de pêlos próximos aos olhos podem causar irritação e aumento na produção de lágrima.
É aconselhavel retirar os pêlos que possam estar irritando os olhos dos animais.

Outros fatores que podem causar o derramamento de lágrima são: obstrução do canal lacrimal (poeira ou pequenas partículas), deformações na pálpebra (cílios voltados para dentro dos olhos causando irritação), inflamação no ducto da lágrima, conjuntivites, etc..
 Mas quando o problema é apenas anatômico, como nas raças citadas, excluídas outras possibilidades, pouco pode ser feito a não ser a limpeza diária dos olhos e da pelagem amarronzada, com a remoção de crostas que podem se formar no local. Sem isso, pode ocorrer inflamação da pele nessas áreas escurecidas.
Existem produtos específicos que podem ser usados para minimizar o escurecimento dos pêlos.Devem ser usados com cuidado para não irritar os olhos dos animais.
O uso de antibióticos pode resolver temporariamente o problema, pois altera a composição da lágrima. No entanto, o efeito é apenas passageiro.



Dra. Silvia C. Parisi
Médica Veterinária
CRMV-SP 5532
http://www.webanimal.com.br


Fonte:greepet.vet.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...