Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 23 de janeiro de 2011

A Visão dos Gatos


A visão é provavelmente o mais importante dos sentidos. O que vê o gato? Que cores, formas e movimentos? Animais como o coelho e o cavalo possuem uma visão lateral, enquanto o gato, como o homem , olha para a frente (visão frontal). A sua visão total, panorâmica, compreende 200 graus, claramente superior à do homem. O eixo de visão do gato é também muito diferente do nosso. Um gato vive junto ao solo e vê a parte inferior das coisas: mesas, cadeiras e principalmente seres humanos, tomam proporções gigantescas. É por este motivo que o gato gosta das alturas, de trepar para cima de móveis e cadeiras, para encarar o mundo de um ponto de vista humano e talvez comunicar por empatia com o homem.
Já pensou porque é que o gato gosta de tirar a comida do prato e comê-la a uma certa distância? Porque ele gosta de ver o que come! Ao contrário do homem que leva a comida à boca, o gato leva a boca à comida. A uma distância curta já não consegue ver o que come, por isso tem que ajustar a comida a cerca de 20 cm para depois agarra-la às cegas, cheirá-la e afastar-se de novo para ver o resto da refeição. Mas o seu cérebro compensa por automatismos bem afinados esta deficiência, uma vez que o gato não tem problemas nenhuns em espetar os caninos com precisão cirúrgica numa infeliz presa.
A visão do gato, contrariamente à do homem, funciona como a lente zoom de uma máquina fotográfica. Se o objeto observado é pequeno e está distante, o gato fixa-o e aproxima-o artificialmente para conseguir uma melhor definição.
E as cores? O gato consegue distingui-las mas isso não é importante para ele. O movimento é que lhe prende a atenção. Para que uma presa ou objeto o apaixone tem que haver movimento. Se o objeto não coopera o gato estimula-o um pouco com a sua pata. Ele vê muitas coisas que nos escapam: luminosidades imperceptíveis movimentos subtis, e o calor dos objetos...
Fonte:arcadenoe.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...