Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sábado, 7 de maio de 2011

Ciúmes Caninos


O cão ciumento na grande maioria das vezes é um cão tremendamente dominante. Em alguns casos tal dominância é muito evidente: o cão não suporta que seu dono faça qualquer coisa que tire o cão do centro das atenções do dono. Por conta disso não é incomum vermos donos que simplesmente não conseguem receber visitas - pois seu cão late o tempo todo impedindo uma boa conversa; outros ainda não conseguem atender ao telefone - pois assim que o dono começa a falar o cão começa a latir e só para quando o telefone é desligado; e até mesmo donos que não conseguem dormir, pois seu cão não permite que o dono durma no momento em que ele (cão) quer brincar.
Até agora falamos de cães com atitudes bastante extremas, mas nunca podemos nos esquecer daqueles momentos bastante cotidianos onde o cão, ao nos ver dando muita atenção a uma criança, simplesmente esbarra em você, fazendo com que você dê atenção a ele de forma compulsória;  ou mesmo o cão que apronta (rouba comida, ou seus objetos pessoais) sempre que você tem visitas, para que você dê atenção a ele, e não às suas visitas. Ainda temos, também, os cães que simplesmente não aceitam que naquele momento você só quer ver televisão, e não dar atenção ao cão. Ele insiste ao seu lado até que você acaba vencido pela insistência dele e acaba por fazer lhe um carinho.
Em maior ou menor grau, todo cão ciumento é muito mandão! Mesmo quando falamos de cães bonzinhos e que saibam se comportar publicamente, ainda é possível perceber que o que nós classificamos pura e simplesmente como ciúme, nada mais é do que o cão mandando em seu dono, para que ele haja de acordo com o que o cão quer. O grande perigo desta estória toda mora no fato que atrás deste comportamento vemos claramente o cão mostrando sua posição de líder da matilha, e na maioria das vezes o dono nem de longe desconfia. No momento em que este cão consegue a atenção deste dono, ele vê sua atitude e sua liderança reforçadas.



As conseqüências
  Ora, quem deve ser o líder da matilha é o dono da casa, ou no mínimo um dos donos adultos do cão.  Ao deixarmos um cão comandar a casa, delegamos a ele o ônus de decidir tudo o que corre pela casa, portanto não se espante se este cão ficar furioso a cada ordem ou bronca que você der nele. Ele pode inclusive rosnar, latir, morder ou mostrar os dentes pra você para que você entenda o que ele quer, e atenda às vontades dele.  Ele não ficou agressivo da noite para o dia!  Ele simplesmente está se fazendo obedecer, e como líder esta prerrogativa é dele.
Você acha que estou exagerando?  Nem tanto!  A obediência é um pacote! Não adianta achar que o ciúme é inofensivo, e que na hora certa seu cão irá te obedecer, porque as coisas não acontecem assim entre os cães.  Não existe meia liderança, ou liderança em setores específicos.  Um cão que se acha no direito de definir quando seu dono deve ou não falar no telefone, também se acha no direito de decidir se pode, ou não, subir no sofá; se pode, ou não roubar comida ou pertences de seus donos, etc. Ou seja: se o cão decide a liderança é dele, e se a liderança é dele quem obedece é você.

Como resolver o problema

Bem, se o problema é a liderança, a primeira atitude a tomar é ler a matéria “ENTENDENO A LÓGICA CANINA”, para você poder perceber quais as suas atitudes que estão gerando e reforçando tal comportamento e cortá-las. Outro ponto fundamental é JAMAIS provocar uma situação de ciúmes do cão e achar graça nisso.  O seu riso é o primeiro reforço que seu cão tem de que tal atitude dele tem seu aval.  Em qualquer situação de ciúmes, simplesmente ignore seu cão até que ele se comporte bem. SE for o caso, pegue seu cão (sem acarinhá-lo, ou mesmo olhar ou falar com ele) e coloque-o num outro ambiente, mesmo que ele lata desesperadamente.  Só apareça por lá quando ele parar de latir.  Aparecer por lá enquanto ele late só reforça que você obedece a uma ordem (latido) dele.  Portanto espere que ele pare de latir/chorar por 10 segundos e só então apareça fazendo festa para ele.  Se, ao chegar lá ele começar a latir pra você, feche a porta imediatamente, e vá embora.  Mostre claramente que são exatamente os latidos que estão fazendo com que você se vá.
Nunca se sinta cruel por não respeitar os ciúmes de seu cão!  Lembre-se que o que você vê como ciúme é, na verdade, pura posse e dominância, portanto nada de ter pena dele.  Ele não é um coitadinho se sentindo rejeitado!  É um cão ditador!  Ele até pode fazer tudo isso com uma carinha muito amorosa e de bonzinho, mas continua um verdadeiro ditador pronto para mostrar a você que quem manda na casa é ele a qualquer minuto!
Boa sorte!
Maíce Costa Carvalho, adestradora
maice@dogtimes.com.br

 Fonte:dogtimes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...