Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Proteja seu Cão no Inverno




Com a chegada do clima frio, é importante tomar certos cuidados com os cachorros, afinal, nem só os humanos sentem frio. Nessa época em que o frio é intenso principalmente de madrugada, cachorros de pelagem curta sofrem bastante com resfriados e dores articulares diante da queda da temperatura. Por isso, é importante prevenir.
Cachorros mais peludos, como Husky siberiano ou São Bernardo não sofrem tanto por serem resistentes ao frio. Nessa época do ano, os cães podem apresentar sinais clínicos que lembram muito o resfriado humano, como tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza, conhecida como "tosse dos canis". A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e é altamente contagios entre os cães. Além de doenças respiratórias, os animais idosos com problemas osteoarticulares como artrose, calcificação na coluna ou hérnia de disco, passam a sentir mais dor com a queda da temperatura.

 


Veterinários orientam os donos a evitar banho em dia muito frios e diminuir os banhos no inverno e, caso seja necessário dar banho, usar água aquecida. Outra orientação é prender os cães em dias de chuva ou muito frio, vacinar o cachorro anualmente contra traqueobronquite e levar o cachorro para passear nos horários mais quentes.
Manter a pelagem mais longa e colocar roupas no cão de pelagem curta. Aumentar em 20% a 30% a quantidade de alimento de seu cão, a menos que ele já tenha problemas de obesidade. É indicado também manter os animais em locais abrigados em dias de muito frio, como dentro da garagem, lavanderia ou até mesmo dentro de casa.
Apesar do uso de roupa ser recomendado, os veterinários dizem que alguns cães podem não querer usar a roupa e o dono não deve forçá-lo. Roupas de lã podem agravar o quadro em animais alérgicos ou provocar muitos nós nos pêlos de raças peludas. Os gatos não representam tanto problema durante o inverso rigoroso, pois nessa época de frio eles procuram lugares quentes e detestam roupas ou acessórios.
Fonte:lavrense.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...