Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A personalidade dos Gatos


Quem tem um gato sabe perfeitamente que a crença de que eles são animais traiçoeiros e desapegados do dono é infundada. Os gatos são sim seres auto-suficientes, mas nem por isso deixam de criar uma relação de amor e companheirismo com seus donos.
Diferentemente dos cachorros, que apreciam servir ao homem, os gatos são animais independentes. No entanto, embora ainda conservem resquícios de sua natureza selvagem, precisam de muito carinho e atenção.
Por exercerem sobre nós uma grande atração em decorrência de sua beleza e mistério, os gatos cada vez mais são mantidos como animais de estimação. E o que se constata no convívio diário com esses seres, muitas vezes incompreendidos, é que realmente são animais extremamente carinhosos e leais, capazes de nutrir por seu dono um amor profundo e proporcionar a toda a família momentos de intensa alegria. 

Origem:

Os gatos são animais carnívoros pertencentes à família dos Felídeos, a qual compreende muitas espécies selvagens. Os miacídios, criaturas selvagens que viveram há cerca de 50 milhões de anos atrás, evoluíram e se tornaram os ancestrais mais recentes dos gatos domésticos atuais.
Os gatos domésticos surgiram provavelmente no Egito, descendendo do Felis silvestris libyca ou, segundo outras hipóteses, dos gatos da África oriental.
Os gatos já foram alvo de adoração e de ódio: no antigo Egito eram objeto de culto e considerados representantes dos deuses. Já em certos lugares da Europa, durante a Idade Média, ao invés de serem idolatrados, os gatos eram associados às bruxas e mortos em público. Hoje em dia, os bichanos voltaram a ser considerados animais de estimação muito procurados.
O gato doméstico atual conserva ainda no seu comportamento algumas semelhanças com os seus parentes selvagens: os gatos selvagens possuem a capacidade de obter seu próprio jantar e o gato doméstico também prefere o alimento fresco; nas brincadeiras, por exemplo, o gato gosta de simular atitudes de caça e sua agilidade, precisão nos movimentos e sentidos aguçados demonstram sua natureza felina.

Cuidados básicos:

Ter um animal de estimação requer responsabilidade. Se você está pensando em ter um gatinho em sua casa, é bom que saiba que ele pode viver até os 18 anos de idade e que durante todo esse tempo precisará de cuidados constantes.
Assim, o seu gato necessitará de um local para dormir, alimentação adequada, higiene, vacinação e vermifugação periódicas e consultas ao veterinário sempre que for preciso. Além disso, seu amigo felino gosta de brincar e de receber carinho e atenção.
Portanto, se você realmente pretende ter um gato, pense bem se terá disponibilidade para cuidar corretamente dele. Verifique se todos os membros de sua família estão de acordo quanto a receber um animal de estimação. Agindo desta forma, você evitará que no futuro mais um animal seja abandonado na rua. Lembre-se que infelizmente já há muitos gatos abandonados nas ruas, expostos a todo tipo de crueldade e acidentes, inclusive, sujeitos a serem capturados e sacrificados.
Se depois de ponderar sobre a responsabilidade de ter um gato você escolher um como seu animal de estimação, aí vão algumas dicas:

- Gatos são muito curiosos e gostam de subir em lugares altos. Portanto, se você mora em apartamento não deixe de colocar telas nas janelas e sacadas, a fim de evitar acidentes;

- Conserve seu gato dentro dos limites de sua casa ou quintal;

- Nunca deixe seu gato preso em espaços exíguos ou sozinho por muito tempo;

- Registre seu gato no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou em clínicas veterinárias credenciadas. O registro/RGA (Lei Municipal nº 13.131/01 –Lei da Propriedade Responsável de autoria do Vereador Roberto Tripoli) facilita a localização do proprietário no caso de extravio do animal;

- Mantenha sempre à disposição de seu gato ração adequada e água fresca e limpa;

- Ofereça ao seu gato um abrigo onde ele possa dormir protegido do sol, do vento e da chuva;

- Improvise ou compre uma caixa sanitária, areia e pazinha. Escolha uma de tamanho adequado para seu gato e fácil de limpar;

- Gatos têm necessidade de arranhar e para evitar que seu gato danifique móveis e cortinas, providencie um arranhador;

- Gatos são menos ativos que os cães, por isso reserve algum tempo para brincar com o seu gato e fazer com que ele se exercite;

- Eduque seu gato sempre com carinho e paciência;

- Jamais grite ou bata em seu gato;

- Fique atento à saúde de seu gato. Leve-o ao veterinário periodicamente para vacinas, vermifugação e outros cuidados;

- Esterilize seu gato. Desta forma você evita doenças, previne crias indesejadas e o abandono dos animais;

- Dê muito amor ao seu gato e será recompensado com um companheiro brincalhão, afetuoso e fiel.




Asseio e outros cuidados:

Os gatos são animais muito asseados e dedicam muitas horas para a própria limpeza. Eles possuem uma língua composta por milhares de farpas minúsculas denominadas papilas, as quais permitem que se lavem por inteiro.
Portanto, os gatos são animais realmente limpos e não precisam tomar banho com freqüência. Só se deve dar banho em gatos se eventualmente houver infestação de pulgas e carrapatos.
No entanto, você deve escovar e pentear o pêlo de seu amigo felino. Isso porque, enquanto se limpam, os gatos costumam engolir os pêlos mortos que saem da pele. Esses pêlos vão para o aparelho digestivo e, quando não eliminados pelas fezes, podem formar uma bola de pêlos dentro do estômago e causar problemas no futuro. A escovação justamente evita a formação dessas bolas, já que diminui a quantidade de pêlos que o gato engole. Além disso, a escovação mantém a pele e o pêlo saudáveis.
Não se esqueça que gatos de pêlo longo devem ser escovados todos os dias e os de pêlo curto, uma ou duas vezes por semana.
Se você pretende cortar as unhas de seu gato, tenha cuidado para não machucá-lo, pois um corte no lugar errado pode causar dor e bastante sangramento. Outra dica é que só devem ser cortadas as unhas das patas dianteiras, já que as unhas das patas traseiras servem para que seu gato mantenha o equilíbrio ao subir em locais mais altos. 
Não se esqueça de manter a caixa sanitária de seu gato sempre limpa. 
 
Saúde:

Vermifugação: Os vermes são parasitas internos que podem causar doenças em seu gato. Por isso, desde filhote (a partir de 45 dias de idade) seu gato deverá receber a primeira dose de vermífugo, que precisará ser novamente ministrada após 15 dias.
Já os gatos adultos deverão ser vermifugados a cada seis meses.

Vacinação: Seu gato deve ser vacinado anualmente. Deste modo você evita que ele adoeça.
Aos dois meses de idade seu gato deverá receber a 1ª dose da Tríplice, que o protegerá de doenças sérias como: panleucopenia felina , rinotraqueíte e calcivirose. Você também pode vaciná-lo com a Quíntupla que protege contra a leucemia felina e a clamidiose. Aos três meses de idade seu gato deverá receber o reforço da Tríplice ou da Quíntupla. Finalmente, aos quatro meses, seu gato deverá receber mais uma vez o reforço da Tríplice ou Quíntupla e a primeira dose da vacina contra a raiva. Após completar um ano de idade seu gato deve ser revacinado anualmente.

Pulgas e Carrapatos: As pulgas e os carrapatos são parasitas que podem transmitir doenças ao seu animalzinho de estimação. Atualmente há no mercado produtos específicos e eficazes para eliminar esses parasitas. Consulte um veterinário e ele indicará a opção mais adequada para o seu gato.

No mais, observe atentamente seu gatinho. Se você verificar alguma reação física ou comportamento anormal, leve-o ao veterinário. Esta é a melhor forma de prevenir e detectar doenças.
Fontes: Gatos: Guia Prático – Ed. Nobel
Cuide Bem do Seu Gato – Liz Palika - Publifolha
Site www.programasaudedoanimal.ig.com.br

“São distantes, discretos, impecavelmente limpos e sabem calar. Falta mais alguma coisa para considerá-los uma excelente companhia?” -
Rainha Maria Leszcynska 
 
Viajando com seu animal para o Exterior

É preciso programar com antecedência uma viagem levando o animal de estimação (cão ou gato) pois existem algumas regras para o transporte que devem ser seguidas. Veja em detalhes no portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:


“O gato possui beleza sem vaidade, força sem insolência, coragem sem ferocidade, todas as virtudes do homem sem vícios”. - Lord Byron
Fonte:.quintaldesaofrancisco.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...