Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Conversando com os Gatos!



Os gatos aprendem facilmente a perceber os donos, convém que também estes aprendam a linguagem dos felinos para um entendimento perfeito. Pode nunca ter ouvido falar em gatês, mas a verdade é que existe uma língu a dos gatos, a qual, segundo descobertas científicas, se baseia num elaborado sistema de captação de sinais sensitivos, onde o olfato, o tato, vocalizações, linguagem corporal e mesmo expressões faciais têm um significado. Não deixe que estes sinais lhe escapem e entenda o que ele lhe diz e sente e faça-o entender os seus estados de espírito.

Pare, escute e olhe

   Observe o seu gato e perceba qual a entoação dos seus miados quando está feliz, quando recebe festas, quando se irrita, quando tem fome… Apenas isto e já terá metade da lição aprendida. Os gatos têm diferentes miados, que variam de tom e de intensidade e cada um expressa um sentimento, um pedido, uma exigência diferente e está associado a uma acção. O primeiro passo é, portanto, saber escutar e interpretar.

Miado
Curto
Curto e sonoro
Repetitivo
Meio prolongado e dengoso
Prolongado e insistente
Profundo e longo
Sonoro e agressivo
Significado
Saudação
Saudação feliz
Excitação, felicidade
É um pedido
É uma exigência
É uma reclamação
Dor ou raiva

Coisas que ele lhe pede:
    - Se ele se dirige a um local, enquanto mia e vai olhando para trás para se certificar de que você o está a observar, então, ele está a pedir-lhe que o siga. Alguma coisa ele lhe quer mostrar ou pedir.
    - Quando ele mia enquanto se encaminha para a cadeira favorita do dono, então quer que você se sente, lhe dê colo e lhe faça festas.

Ensine-o a falar e a ouvir
    - Mostre-lhe onde guarda a comida e as gulodices com que o mima. Quando ele tiver fome ou quiser um doce vai miar junto ao armário.
    - Entusiasme-o na hora da refeição. Quando falar em comida, ou logo que se dirija ao armário onde a guarda, o gato dirigir-se-á de imediato para o local onde está a taça da comida.
    - Associe uma mesma palavra, de preferência curta, para cada acção. Boa noite, ou cama, por exemplo, indicará que é hora de dormir e ele entenderá que o dia terminou para o dono. Com a repetição, ele antecipar-se-á e quando for hora do Duche, por exemplo, correrá para a casa-de-banho. - Diga-lhe Adeus sempre que sair de casa e deixe que ele o veja partir. Logo que entre em casa, avise-o de que já chegou. Ele virá logo cumprimentá-lo.
    - Quando lhe disser Não (porque não pode fazer qualquer coisa, ou entrar num lugar, ou porque você quer simplesmente estar sozinho), não lhe faça festas ao mesmo tempo. Ele não vai perceber nada. Não, é não. Repita-o enquanto o afasta gentilmente. Ele acabará por acatar a ordem.
    - Ao travar amizade com um gato que não conhece, deixe que ele lhe cheire os dedos e as mãos. Se ele se roçar neles, você foi aceite e pode acariciá-lo, mas com calma e nunca na barriga — que é a zona do corpo mais privada dos gatos —, sem que seja convidado a fazê-lo.
    - Pestanejar lentamente acalma os gatos, que entendem ser este um gesto amigável, nada ameaçador. Quando o seu gato o olhar nos olhos, faça o teste e não tardará que ele esteja no seu colo para que o mime.
Linguagem corporal
Quando se deita esticado
Quando se rebola no chão
Cauda levantada
Cauda a abanar
Pestanejado lento olhos nos olhos
Orelhas para trás
Assanhado e de orelhas para trás
Significado
Está feliz e confia totalmente em si
Quer brincar
Está muito feliz
Está excitado ou ansioso
Está a enviar-lhe um beijo
Sinal de alarme, está alerta
Está prestes a atacar

Cuidado com as reprimendas
   
Um mau dia, ou uma atitude brusca pode assustá-lo ou enfurecê- lo e deitar tudo a perder. Seja um tutor atento e calmo e NUNCA lhe grite ou lhe bata nem lhe atire coisas. Pode borrifá-lo com um pouco de água ou usar um tom de voz mais forte e autoritário. Use sempre palavras curtas.
Fonte:instinto.pt.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...